COSMÉTICOS, BELEZA E SAÚDE

7 ingredientes tóxicos nos cosméticos que você deve evitar

jangal cosmeticos naturais veganos organicos cruelty free-novo

Crie uma rotina de skincare mais saudável com nossos produtos naturais

Coloque seu email abaixo e receba nossa lista com ingredientes comuns nocivos que você pode evitar, principalmente em se tratando de cosméticos de uso diário
Existem diversos ingredientes tóxicos presentes em cosméticos, produtos de higiene e de ambientes que podem impactar negativamente o nosso corpo e o meio ambiente. É bom saber que podemos ser mais conscientes na hora de comprar nossos cosméticos.

Por que evitar algumas substâncias nocivas à saúde?

Diversas pesquisas científicas comprovam a toxicidade de alguns ingredientes e a todo o momento surgem novas pesquisas conclusivas sobre outras substâncias. Porém, vamos pela lógica, se há uma suspeita, eu prefiro evitar desde já!

Os órgãos fiscalizadores da toxidade dessas substâncias as consideram “seguras” por serem usadas em pequenas quantidades, porém vale lembrar que algumas delas são acumulativas no organismo e que usamos vários produtos que contem elas, por isso precisamos rever o quanto elas são seguras.

substâncias nocivas a saúde

Essas substâncias tóxicas presentes nos produtos normalmente apresentam nomes muito complicados, o que torna difícil de identificá-las na hora de conferir os rótulos. 

Por isso preparei uma lista completa que tem o nome do ingrediente conforme ele é usado na rotulagem e que está disponível para você no final deste post.

7 principais ingredientes tóxicos comuns em cosméticos para ficar de olho

Existem 7 principais ingredientes tóxicos que listei abaixo, a intenção é levar em consideração que alguns destes são acumulativos no organismo e te dar a liberdade de questionar o que você esta colocando em contato com o seu corpo e as suas consequências para sua saúde – e claro, poder escolher não consumi-las.

Estes ingredientes podem ser encontrados nos produtos que consumimos no dia a dia (como creme dental, maquiagem, shampoo…), por que possuem um baixo custo e barateiam o produto. Abaixo você encontra cada ingrediente, onde são encontrados e quais riscos podem trazer.

1. PARABENOS

É muito comum pela sua ação antimicrobiana e antifúngica, e utilizado em diversos produtos como conservante. 

Algumas pesquisas já relacionaram o composto ao câncer de mama e pode interferir no funcionamento hormonal.

Identificar como: Paraben (Parabeno), Methylparaben (Metilparabeno), Butylparaben (Butilparabeno), Propylparaben (Propilparabeno).

Encontrado em: maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear.

Algumas alternativas de produtos naturais:

É possível substituir os parabenos por conservantes naturais, como alguns óleos essencias e óleoresina, que possuem ação antifúngica e antibacteriana. 

Abaixo você encontra uma opção de creme hidratante facial, sua composição é 100% natural e tem os conservantes naturais mencionados acima, além da vitamina E que também ajuda a preservar o produto.

2. PETROLATOS

Derivado do petróleo, a sua função é formar uma fina camada na pele para mantê-la hidratada, porém não é comprovado que de fato hidrate. 

Por outro lado, impede que a pele respire e causa obstrução dos poros. Por ser derivada do petróleo, sua extração é muito prejudicial para o meio ambiente, é altamente tóxico e alergênico.

Identificar como: Petroleum oil (Petróleo), Petroleum Jelly (Óleo de Vaselina), Petrolatum (Petrolato), Mineral oil (Óleo Mineral), Mineral Jelly (Geleia Mineral), Liquid Paraffin (Parafina Líquida.

Encontrado em: produtos para o cabelo, protetores labiais, batons, produtos para a pele.

Algumas alternativas de produtos naturais:

Usar na pele substâncias derivadas de petróleo, além de não hidratá-la de verdade (cria apenas uma fina camada), pode trazer consequências ruins para a saúde humana e para o meio ambiente. Essas substâncias podem ser substituídas por óleos e manteigas vegetais que realmente hidratam e penetram na pele.

O produto apresentado abaixo é um Sérum Facial Rejuvenescedor, indicado para todos os tipos de pele e que tem em sua composição óleos vegetais de Abacate e Uva que promovem uma alta hidratação.

3. BHA e BHT

Funciona como conservante sintético e utilizado para prolongar a vida de prateleira. Quando consumido em grandes quantidades, pode desenvolver câncer, segundo pesquisa da IARC (Agência Internacional de Pesquisa Sobre o Câncer). São nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens.

Identificar como: BHA-Butylated Hydroxyanisole (Butil-hidroxianisol) e BHT- Butylated Hydroxytoluene (Butil-hidroxitolueno), Butil-hidroxitolueno, Antioxyne B, Alkofen BP, Antioxidant 29, Antioxidant 30, Antioxidant 4, Antioxidant 4K, Antioxidant KB e Antrancine 8.

Encontrado em: batons, hidratantes, cremes de assadura para bebês, outros cosméticos e até na comida.

4. FTALATOS

Produtos químicos plastificantes usados para tornar os produtos mais maleáveis ou fazer fragrâncias fixar na pele. 

Presentes em diversos produtos que consumimos no dia a dia, os efeitos na saúde envolvem desregulação hormonal e impactos no sistema reprodutivo. Outros efeitos, como irritação da pele foram observados em testes para grandes quantidades de ftalatos.

No lugar de ftalatos, pode-se usar óleos essenciais, que dão um aroma super agradável e natural aos produtos.

Identificar como: DBP, DEP, Parfum (Perfume), Fragrance (fragrância), Phthalate (Ftalato), DMP, DINP e DEHP.

Encontrado em: fragrâncias sintéticas, esmaltes e spray de cabelo

RECEBA A LISTA COMPLETA COM 32 INGREDIENTES!

5. TRICLOSAN

Pode ser encontrado em inúmeros produtos que funcionam como anti-bactericidas. Ele desregula o sistema de defesa do corpo humano, facilitando o contato de bactérias prejudiciais à nossa saúde. 

Além disso, alguns estudos apontam o quanto o triclosan pode ser prejudicial para o meio ambiente.

Identificar como: Triclosano.

Encontrado em: cremes dentais, sabonetes, desodorantes.

6. SULFATOS

É considerado um tensoativo responsável por retirar oleosidade, produzir espuma, permitir a penetração da água na pele ou nos cabelos. 

Tem variações de lauril sulfato de sódio (SLS) e lauril éter sulfato de sódio, ambos prejudiciais à saúde e desencadeadores de reações alérgicas. Nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens.

Identificar como: Sodium Laureth Sulphate (SLES, Lauril Éter Sulfato de Sódio) e Sodium Lauryl Sulphate (SLS, Lauril Sulfato de Sódio), Sodium Lauryl Ether Sulfate.

Encontrado em: shampoos, removedores de maquiagem, sabonetes, cremes dentais, sabonetes líquidos.

Algumas alternativas de produtos naturais:

Os tensoativos sulfatados são comumente encontrados em produtos de limpeza, como sabonetes líquidos, eles removem a oleosidade natural da nossa pele, deixando-a desprotegida e ressecada. 

Estes podem ser substituídos por tensoativos vegetais e suaves, como o Lauril Vegetal do Milho e Ácidos Graxos do Óleo de Coco. O Gel de Limpeza Facial Regenerador apresentado abaixo é 100% natural e uma ótima alternativa para remover cravinhos sem prejudicar a sua saúde e o meio ambiente.

7. ALUMÍNIO

Encontrado na maioria dos antitranspirantes. A transpiração é necessário para o funcionamento do nosso organismo, quando impedimos, o corpo não consegue liberar toxinas nem regular sua temperatura, o que facilita o desenvolvimento de alergias, fungos e diversos problemas.

Identificar como: Aluminum chlorohydrate

Encontrado em: desodorantes.

Lista completa de ingredientes comuns tóxicos que você pode evitar

Digite seu email abaixo e receba nossa lista com ingredientes comuns nocivos que você pode evitar, principalmente em se tratando de cosméticos de uso diário.

RECEBA A LISTA COMPLETA COM 32 INGREDIENTES!
jangal cosmeticos naturais veganos organicos cruelty free-novo

Crie uma rotina de skincare mais saudável com nossos produtos naturais