As diferenças entre os cosméticos naturais e os convencionais

Sumário

Você já deve ter se questionado sobre a diferença entre cosméticos convencionais, que são aqueles encontrados facilmente em mercados e farmácias, e os naturais.

A reflexão sobre quais componentes fazem parte dos produtos que usamos diariamente e o impacto que eles têm sobre a saúde e o meio ambiente está gerando uma demanda cada vez maior pelos cosméticos naturais.

Faça a seguinte reflexão: conte quantos produtos diferentes você utiliza diariamente no seu corpo e, em seguida, imagine a quantidade de substâncias que isso significa em um ano de uso. 

Por estarmos expostos à utilização prolongada de determinadas substâncias, é necessário nos informar sobre o que colocamos em contato com a nossa saúde.

A DIFERENÇA ENTRE COSMÉTICOS NATURAIS E OS CONVENCIONAIS
Tudo o que aplicamos na pele é absorvido pelo organismo e, claro, com produtos de higiene isso não é diferente.

Cosméticos Convencionais

Estes produtos são facilmente encontrado em farmácias, salões de beleza e supermercados.

ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) regulamenta a formulação, a produção e a venda deles, porém eles não possuem certificação ambiental.

No entanto, podem conter em sua composição substâncias como parabenos, amidas, sulfatos, sintéticos, corantes e derivados de petróleo com potencial alergênico, que além de serem nocivos para a saúde, podem agredir o meio ambiente.

Diversos estudos indicam efeitos acumulativos destas substâncias em nossos corpos com o uso prolongado, ou seja, nosso corpo não consegue eliminar completamente estas substâncias sintéticas, o que pode ser prejudicial à saúde.

Além de fazerem mal a pele podendo causar  dermatite de contato, alergias e entupimento dos poros, também poluem o meio ambiente quando eliminados pela água ou espalhados pelo ar no momento da aplicação. 

O processo de fabricação também é um ponto que precisa de atenção, o ciclo da cadeia de produção é composta por diversas substâncias poluentes, muitas delas derivadas do petróleo. 

Geralmente são testados em cobaias animais, método visto como cruel e que causa dor aos animais.

Cosméticos Naturais e Veganos

A grande diferença dos cosméticos naturais é o uso de matérias-primas e princípios ativos cuja origem pode ser considerada natural. 

No Brasil existem certificadoras como o Instituto Biodinâmico (IBD) e o Ecocert que listam matérias-primas proibidas em cosméticos naturais, conforme a tabela abaixo. Além disso, os produtos não podem ser testados em animais.

Podem ter, no mínimo 95%, do conteúdo total de matérias-primas naturais. Os outros 5% podem ser constituídos por substâncias sintéticas listadas pela certificadora, mas que não estão inseridas nas matérias-primas proibidas para cosméticos naturais. 

A produção é feita de maneira sustentável, pensando em todo o ciclo da cadeia.

É uma ótima opção optar por produtos cosméticos que sejam compostos por ingredientes de origem 100% natural, tanto para os cuidados com o corpo que receberá ativos de origem totalmente natural e que são menos propensos a alergias e possíveis efeitos reversos, além de saber que estes ingredientes não agridem o meio ambiente.

Já os Cosméticos Veganos não são categorizados de acordo com a presença, ou não, de ingredientes naturais ou orgânicos. 

O que importa é a presença de ingredientes de origem animal, mesmo que indireta, como sua utilização durante processos de fabricação de ingredientes sintéticos ou mesmo vegetais. 

Além disso, para a classificação vegana é uma exigência a não realização de testes em animais, seja dos ingredientes utilizados na formulação ou do produto final. Entenda mais sobre cosméticos veganos neste artigo.

Então, quais são as reais vantagens de utilizar cosméticos naturais?

Além de possuírem uma composição feita a partir de plantas e minerais, ao utilizar cosméticos naturais eles trarão ótimo benefícios para sua pele, levam você a estar dividindo o desejo de estar envolvido nas causas ambientais, apoiando a agricultura orgânica e a utilização de recipientes recicláveis. 

Portanto, além de utilizar um produto de qualidade e livre de químicas nocivas, você apoia o desenvolvimento sustentável e acaba por não adquirir produtos que possam ter sido desenvolvidos por meios questionáveis. 

Entenda mais sobre os benefícios de utilizar cosméticos naturais neste post.

A JANGAL é uma marca de cosméticos 100% natural, artesanal e sem desperdícios, que oferece produtos de qualidade.

Os produtos são pensados cuidadosamente desde a necessidade dos nossos clientes, a pesquisa de ativos que a natureza nos oferece, a matéria-prima orgânica, vegana e natural que será utilizada, as embalagens, formulações até seu descarte no meio ambiente, buscando sempre ser biodegradável. 

Conheça os produtos neste link.

 

Ajude-nos a conscientizar outras pessoas, compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Tem alguma dúvida ou  contribuição sobre o conteúdo?

Fique a vontade para participar comentando abaixo!

1 comentário em “As diferenças entre os cosméticos naturais e os convencionais”

  1. Pingback: QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS COSMÉTICOS NATURAIS? – JANGAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *