Uma comunidade que promove a mudança sustentável

Entenda o que é memória olfativa e seu poder

Sumário

o que é memória olfativa e o seu poder
A memória olfativa é, comprovadamente, a maior memória que o ser humano possui! O olfato é o sentido mais conectado as emoções, já que respirar é uma ação que nos acompanha 24 horas por dia. Quem nunca sentiu um perfume no ar e se lembrou de alguém conhecido?

Afinal, o que é memória olfativa?

Em menos de um segundo somos capazes de detectar inúmeras substâncias presentes no ar, em concentrações tão baixas que nenhuma máquina construída pelo homem detectaria.

Sempre que sentimos um cheiro abrimos uma porta de acesso a uma área do cérebro chamada de sistema límbico, de onde provém as nossas emoções. Conhecido há muitos anos pela aromaterapia, é comprovado que os cheiros interferem no comportamento humano e na sua expressão emocional.

como funciona a memoria olfativa
Os cheiros associam-se fortemente às sensações das experiências vividas, devido ao grande número de conexões entre a região olfativa e nosso cérebro. Isso faz com que um odor, além de nos envolver em sua atmosfera específica, seja capaz de nos trazer lembranças de momentos marcantes, ou mesmo de resgatar sensações remotas que nem sabíamos que tínhamos guardadas.

Como funciona a memória olfativa?

O olfato é o único dos nossos sentidos que tem ligação direta com a parte do cérebro que rege nossas emoções. Quando sentimos um cheiro, nosso cérebro grava em nossa memória o sentimento que estamos sentindo naquele momento, associando-o ao cheiro.

Imagine a cena: você está em um local que nunca visitou, em meio a muitas pessoas e de repente sente um cheiro conhecido. Seu cérebro acabou de ser ativado por um estímulo externo e desencadeou uma reação neurológica na sua memória, que logo foi associada a um fato ou uma pessoa importante na sua vida.

Pode ser o perfume, o aroma do café nas manhãs de domingo, o cheiro que sentia sentada na cozinha da sua avó esperando o bolo terminar de assar, enfim… são tantas experiências olfativas para lembrar!

o que é memória olfativa

Quando um aroma chega às nossas narinas até o teto da cavidade nasal, esse estímulo químico é transformado em estímulo elétrico e levado até o cérebro. A parte do nosso cérebro que processa essa informação é o sistema límbico, a mesma parte do cérebro responsável pela memória, reações instintivas, reflexos e sentimentos.

O poder da memória olfativa!

Segundo Martin Lindstrom, 75% de todas as nossas emoções diárias são resultado dos aromas que sentimos, sendo que somos capazes de armazenar em nossa memória até 35% dos cheiros que sentimos ao longo da vida, enquanto só podemos nos lembrar de 5% de tudo que vemos.

Existem aromas que reduzem o nível de estresse por uma interferência direta na produção de hormônios da hipófise no cérebro, enquanto outros nos levam a um contato mais direto com as nossas memórias guardadas, trazendo sensações muito quando inalados.

Sabendo que o cheiro é guardado em nossa mente junto com emoções, é possível construir boas lembranças associadas a cheiros. Você pode construir memórias gostosas de autocuidado associadas aos aromas dos produtos que consome! Aquele cheirinho suave de lavanda para lavar o rosto, que no futuro quando sentir esse cheirinho novamente vai te fazer sentir acolhida e confortável.

Deixe o cheiro da natureza invadir o seu corpo através dos nossos produtos, conecte-se com sua essencia!

Ajude-nos a conscientizar outras pessoas, compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Tem alguma dúvida ou  contribuição sobre o conteúdo?

Fique a vontade para participar comentando abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *