10% de desconto em todo o site até o dia 08/05! Cupom DIADASMAES10

Limpeza dos dentes: pó dental

Sumário

O essencial para a limpeza dos dentes é a ação mecânica da escova e o fio dental. A pasta de dentes, além de dispensável, é carregada de substâncias altamente nocivas para a saúde (lauril sulfato de sódio, triclosan, parabenos, sorbitol, flúor, entre outras), as mesmas que são usadas para fazer inseticidas e que poderiam matar uma criança que engolisse o conteúdo de um tubo.

A boa notícia é que existe um pó mineral, sem nenhum produto químico nocivo para seu organismo, que ajuda na limpeza dos dentes e que você mesmo pode fabricar.

 

Receita de pó dental

  • 2 colheres de sopa de argila branca
  • 2 colheres de sopa de dolomita 
  • 1 colher de chá de açafrão-da-terra em pó
  • 1 colher de chá de cravo em pó 
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Essa receita dura cerca de dois meses, e recomendamos alternar o bicarbonato de sódio em sua fabricação.  Ou seja, faça seu pó dental com bicarbonato, e depois que ele terminar, faça outro sem bicarbonato. 

Benefícios dos ingredientes do pó dental

ARGILA BRANCA e DOLOMITA: possuem propriedades alcalinizantes, anti-inflamatórias, analgésicas e remineralizantes. A dolomita também ajuda na reposição de cálcio e do magnésio. Pode ser usada em casos de gengivite, afta e higiene oral.

CRAVO-DA-ÍNDIA: antiséptico, anti-bacteriana e antifúngico. O Eugenol, substância química encontrada no cravo, é usado na odontologia desde o século XIX. Há estudos científicos que comprovam sua eficácia no combate a várias bactérias orais conhecidas. 

AÇAFRÃO-DA-TERRA/cúrcuma: é uma especiaria utilizada milenarmente na medicina tradicional da Índia. Entre seus muitos benefícios comprovados pela ciência, destacam-se as funções anti-inflamatória e a antibacteriana. 

GENGIBRE: ajuda na manutenção das gengivas saudáveis, atua como um adstringente, tem propriedades anticoagulantes, estimula a digestão e combate o mau hálito. 

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ-PIMENTA: além das propriedades terapêuticas, o Mentol presente na hortelã-pimenta proporciona refrescância, neutraliza o mau hálito, é descongestionante e eficaz no combate a bactérias que causam cáries.

Transição e ritual de limpeza dos dentes

Argila, dolomita, e sobretudo o bicarbonato, são abrasivos e podem, a depender da força empregada na escovação, desgastar o esmalte dos dentes.

Por isso, se decidir fazer a transição da pasta de dentes para o pó dental, o ritual da limpeza dos dentes recomendada é: alterne os dias em que for usar o pó dental com algum creme de composição menos tóxica. Depois que se adaptar, use o pó no máximo uma vez por dia, ou a cada três dias, de preferência com uma escova de cerdas extra-macias e com cuidado, sem utilizar muita força. Ao longo do dia e nos outros, o fio dental e a escovação sozinha bastam, mas pode adicionar uma gota de óleo de hortelã à escova.

Ajude-nos a conscientizar outras pessoas, compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Tem alguma dúvida ou  contribuição sobre o conteúdo?

Fique a vontade para participar comentando abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *