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Meditação: benefícios, dicas e técnicas

Sumário

pedro lima meditação guiada

Quando falamos em meditação imaginamos uma pessoa com ar místico e sentada com as pernas cruzadas não pensando em nada. Essa visão, um tanto equivocada, afasta muitas pessoas que acreditam não ser capazes de silenciar a mente. 

Acredito e confesso que ainda não consegui (e nem sei se vou) tal feito, além disso, se há um objetivo em Meditar, com certeza não será esse. Aquietar a mente não significa parar de pensar, mas aprender a lidar com a natureza da mente e seus afectos.

Então, o que é meditar?

Entendo que Meditar pode ser tanto um exercício mental de desenvolvimento de uma atenção focada e concentração no momento presente com o objetivo de criar um estado contemplativo e livre de apegos e aversões do que acontece dentro e fora da gente, como também pode ser uma experiência de voltar-se para si, desapegando das impermanências que acontecem no corpo e na mente e conectando-se com uma consciência atemporal, inabalável e divina. Tudo vai depender de sua busca, aquietar a mente para alcançar um pouco mais um estado de paz e tranquilidade ou conectar-se com sua essência divina.

Benefícios da Meditação

Existem inúmeras formas de se praticar a Meditação podendo usar a respiração, músicas, mantras, dança, imagens ou mesmo o silêncio… tudo vai depender da técnica aplicada e a busca de cada praticante.

A meditação está bem inserida em tradições espirituais vindas do oriente e já há algum tempo adentrou o campo da ciência como uma ferramenta de ajuda no desenvolvimento de uma saúde mental.

Quando praticada com disciplina, não num sentido rígido e austero mas com rotina e seriedade, pode trazer inúmeros benefícios a nossa saúde física e principalmente mental. Considero o maior benefício de todos a capacidade de autoconhecimento que o praticante vai desenvolvendo, entendendo mais como nosso corpo, nossas emoções afetam nosso estado mental e vice-versa e assim aprendendo a lidar melhor com a natureza da mente, com nossas angústias, desejos, impulsos, etc.

A meditação, principalmente as técnicas que incluem os Pranayamas (técnicas de respiração) como foco, ajudam muito no relaxamento e tensões do corpo como também a desconectar a mente do em aquietar a mente e induzir um estado de relaxamento no sistema nervoso. 

Alguns experimentos apontam que na prática de meditação acontecem mudanças fisiológicas como a diminuição da pressão arterial, do pulso e a queda dos hormônios do estresse, induzindo a um estado mais propício a uma boa noite de sono. Muito melhor que olhar o celular horas ao deitar na cama.

Dicas de Meditação para Iniciantes

Para praticantes iniciantes eu sugiro iniciar com acompanhamento, para que não desistam tão facilmente. É possível começar sozinho, mas apesar de meditar ser uma tarefa simples, pode ser muito difícil construir uma prática consistente. Grupos de meditação são uma ótima forma para você iniciar sua prática. Além de um suporte na técnica, poder conversar sobre suas experiências pode ser muito terapêutico.

Eu iniciei com as técnicas de meditação guiada que ajudam mais no direcionamento do foco e hoje pratico técnicas com Pranayamas (exercícios respiratórios) e sempre que tenho oportunidade participo em algum grupo para me manter firme e compartilhar experiências. Outro ponto importante é escolher o horário para tal, eu escolhi pela manhã, assim como propõe algumas tradições como melhor horário para uma prática, outras propõe ao entardecer ou uma hora antes de dormir.

Porém vivemos numa realidade em que isso pode ser impossível para muitas pessoas, portanto eu costumo dizer que o melhor horário para meditar é aquele que você define dentro de sua rotina e busca mantê-lo com leveza e seriedade.

Técnica Simples e Eficiente de Meditação

A meditação nos ajuda a desenvolver mais concentração, mais clareza mental e habilidade para lidar com nossos pensamentos e emoções e a conviver melhor com as pessoas. Passamos diariamente por experiências que afetam nossa saúde mental e emocional e portanto devemos cuidar delas na mesma proporção. 

Quando desenvolvermos o hábito diário da meditação, começamos a sentir de forma mais profunda seus benefícios tão propagados pelos diversos praticantes e tradições que a utilizam. Para além dos benefícios individuais, meditamos para nos tornar pessoas melhores e aprendermos a conviver consigo mesmo e com os outros, respeitando as diferenças.

Abaixo segue uma técnica simples e eficiente para você experimentar e iniciar sua prática, a técnica Mindfulness do Espaço de Três Minutos é uma meditação curtinha e que se pode realizá-la várias vezes ao dia quando sentir necessidade.

– Coloque um alarme para três minutos e assim evitar de olhar para o relógio:

1. Sente-se numa cadeira ou no chão e encontre uma posição confortável

2. De olhos fechados, levar a atenção para o corpo – pode ser para as sensações físicas ou até pensamentos e sentimentos.

3. Em seguida observe os movimentos ou sensações da respiração.

4. Volte a atenção para o corpo incluindo as percepções do local.

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