√ďleos essenciais: Como usar, propriedades e onde comprar

Sum√°rio

√ďleos essenciais: Como usar, propriedades e onde comprar

Neste guia, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre óleos essenciais: O que são óleos essenciais e para que servem, quais suas propriedade, como usa-los, quais óleos mais utilizados (como o óleo de lavanda, óleo de alecrim, óleo de malaleuca e óleo de bergamota) e diversos outros óleos que estão ganhando fama ao serem administrados no corpo ou no ambiente, através de difusor.

O que são óleos essenciais?

√ďleos essenciais tamb√©m chamas de √≥leos vegetais s√£o subst√Ęncias vegetais extra√≠das de diversas formas diferentes a partir de plantas, flores, sementes ra√≠zes e caules.

Elas possuem diversos benef√≠cios comprovas para a sa√ļde, e podem ser administrados isoladamente ou atrav√©s de compostos.

Elas possuem diversos benef√≠cios comprovas para a sa√ļde, e podem ser administrados isoladamente ou atrav√©s de compostos.

√ďleos essenciais: para que serve?

Os óleos essenciais, ou óleos vegetais, possuem diversas finalidades comprovadas de utilização, e são usados principalmente para finalidades terapêuticas, atuando na recuperação, equilíbrio e fortalecimento do corpo, da mente e da energia.

Atualmente as principais utiliza√ß√Ķes dos √≥leos essenciais tem como objetivo a diminui√ß√£o da ansiedade, da depress√£o, da compuls√£o alimentar, da ins√īnia, da rinite al√©rgica, da crise do p√Ęnico, e tem propriedades que atuam como calmantes.

 

Os óleos essenciais podem ser utilizados através de diversas forma, aromatizados de ambiente, massagens, compressas, inalação, limpezas, e através de cosméticos para a pele, cabelos e corpo.

Como usar óleos essenciais?

√ďleos essenciais para inala√ß√£o

O jeito mais r√°pido e f√°cil de e obter os benef√≠cios dos √≥leos essenciais √© atrav√©s na inala√ß√£o, no qual s√£o utilizados nos tratamentos de resfriados e rinites al√©rgicas, possibilitando o r√°pido relaxamento psicol√≥gico e a diminui√ß√£o das rea√ß√Ķes geradas pelas crises.

√Č indicado a utiliza√ß√£o por meio de 3 a 5 gotas dilu√≠das do √≥leo essencial de prefer√™ncia em um recipiente com √°gua quente, e tapando a cabe√ßa com um pano.

Dessa forma, é possível inalar o vapor, recebendo rapidamente os benefícios dos óleos.

√ďleos essenciais para o cabelo

Existem diversos tipo de √≥leo essenciais, e alguns deles podem ser usados para o tratamento capilar e manuten√ß√£o da sa√ļde dos cabelos, e atribuindo vida e revitaliza√ß√£o dos fios.

Indica-se inserir com um conta-gotas 10 gotas em seu shampoo de preferência, ou um óleo neutro vegetal, aplicando nos cabelos e massageando o couro cabeludo, assim estimulando as propriedades.

Para cabelos secos, os mais indicados são os óleos essenciais de cedro e óleos essenciais de Sálvia.

 Já para quem possui cabelos oleosos, os mais indicados são os óleos essenciais de cedro, e os óleos essenciais de limão.

O óleo essência de alecrim e o óleo essencial de malaleuca são famosos e indicados nos tratamentos de caspa.

Os óleos essenciais de alecrim e os óleos essenciais de cedro são também indicados para quem sofre de queda de cabelo, estimulando o crescimento dos folículos capilares, e agindo como estimulantes no nascimento e crescimento de cabelos.

√ďleos essenciais para a limpeza

Muitos dos óleos essenciais contém propriedades que agem como antissépticos, podendo ser utilizados na limpeza de pele e de superfícies, matando micro-organismos e impurezas que são gerados ao longo do tempo.

Para a limpeza, é indicado pingar algumas gotas puras em um pano ou algodão e aplicar sobre a pele ou sobre as superfícies, espalhando e massageando.

Os óleos essenciais para limpeza mais indicados são o óleo de lavanda, o óleo de limão, o óleo de hortelã-pimenta, o óleo de malaleuca, o óleo de eucalipto, o óleo de laranja, ou até mesmo a mistura dos óleos, criando assim um composto com diversas propriedades antissépticas.

√ďleos essenciais para massagem

Devido as suas caracter√≠sticas analg√©sicas, os √≥leos essenciais s√£o altamente usados em massagens, proporcionando o relaxamento do corpo e dos m√ļsculos, e estimulando a a circula√ß√£o sangu√≠nea.

S√£o muito utilizados para tratamento de contus√£o muscular e de relaxamento de estresse e de dores no corpo.

A indica√ß√£o dos √≥leos essenciais para massagens se d√° em aplicar o √≥leo puro ou dilu√≠do em √≥leos vegetal (dependendo do grau de concentra√ß√£o) e aplicar na pele, massageando os m√ļsculos. 35 gotas de √≥leo em 100 ml j√° s√£o suficientes para realizar as massagens.

 

Os óleos essenciais mais indicados para massagens são:

 

‚Äʬ†√ďleo essencial de lavanda: trata mais de 30 doen√ßas, e √© muito usado no tratamento de stress, al√©m de relaxar e acalmar os m√ļsculos, atuando como estimulante da circula√ß√£o sangu√≠nea.

 

‚Äʬ†√ďleo essencial de camomila: propriedades relaxantes e anti-estresse.

 

‚Äʬ†√ďleo essencial de Bergamota: propriedades calmantes, anti-estresse, e atuam contra a ansiedade.

 

‚Äʬ†√ďleo essencial de Cipreste: Ativa a circula√ß√£o sangu√≠nea, e modela o corpo.

 

‚Äʬ†√ďleo essencial de espinheiro mar√≠timo: regenera e amacia a pele, prevenindo o ressecamento e evitando rachaduras.

 

Obs: √© necess√°rio ficar atento em rela√ß√£o a concentra√ß√£o dos √≥leos. Em alguns casos, os √≥leos mais concentrados podem causar irrita√ß√Ķes de pele ou alergias caso aplicados diretamente sobre a pele¬†

√ďleos essenciais para banho

Utilizar óleos essenciais no banho ajudam a acalmar a mente e agem como detox para o sistema respiratório, devido a inalação do vapor durante o banho.

O indicado é pingar entre 3 a 5 gotas nos cantos do box (mais do que isso pode gerar muito aroma e causar desconfortos ou náuseas).

Para uma experiencia mais profunda, a utilização dos óleos essenciais na banheira também é indicada, bastando pingar 10 gotas na água.

 

Desta forma, os óleos essenciais se diluirão na água, e é possível obter as vantagens das propriedades a partir da inalação e da absorção da pele.

√ďleos essenciais para ingerir

Dependendo do óleo essencial, também é possível sua ingestão, entretanto é necessário cautela, devido ao fato de serem concentrados, e não sendo indicados para grávidas, crianças com menos de 3 anos, idosos, epilépticos, cardíacos, ou pessoas que tomem muitos remédios.

√Č tamb√©m muito importante ficar atento em rela√ß√£o √° escolhas dos √≥leos, qualidade dos √≥leos e aos registros da ANVISA, a fim de obter certeza em rela√ß√£o aos componentes, e ao poss√≠vel uso de parebenos, que s√£o subst√Ęncias prejudiciais √° sa√ļde.

Um dos óleos essenciais mais utilizados para ingestão é o óleo essencial de orégano, sendo utilizado principalmente como desintoxicante para o fígado.

√ďleos essenciais para aromatiza√ß√£o de ambientes

Dos óleos essenciais são muito utilizados como aromatizantes de ambientes, entretanto é necessário tomar cuidado, devido ao fato de serem altamente concentrados.

O indicado é diluir 10 gotas de óleo essencial para cada litro de água, e com a ajuda de um pano, passar sobre as superfícies desejadas.

Existem também difusores próprios para aromatização de ambientes, no qual deve-se aplicar algumas gostas no difusor, e ele age vaporizando as propriedades no ambiente.

√Č necess√°rio cuidado durante a utiliza√ß√£o dos √≥leos essenciais no ambiente, pois devido as concentra√ß√Ķes de agentes COVs, s√£o muito vol√°teis, e podem causar mal-estar e n√°useas quando aplicados em excesso.

 

Onde comprar óleos essenciais?

Possuímos uma linha de produtos naturais que são ricos em óleos essenciais, e que são indicados para tratar diversos tipos de problemas, conheça alguns deles:

 

Ajude-nos a conscientizar outras pessoas, compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Tem alguma d√ļvida ou  contribui√ß√£o sobre o conte√ļdo?

Fique a vontade para participar comentando abaixo!

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?