COSMÉTICOS, BELEZA E SAÚDE

Vitamina C: Tudo que você precisa saber e benefícios para o rosto

jangal cosmeticos naturais veganos organicos cruelty free-novo

Crie uma rotina de skincare mais saudável com nossos produtos naturais

O uso da Vitamina C na pele pode ser considerado essencial na sua rotina de cuidados com o rosto. Esse ingrediente é um poderoso antioxidante, age contra radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele, auxilia a clarear manchinhas, melhora a síntese de colágeno e muitos outros benefícios.

É importante entender como esta atua na nossa pele, como você pode inserir na sua rotina de skincare e tudo o que você precisa saber antes de comprar.

O que é Vitamina C?

A vitamina C é um nutriente essencial presente em nosso organismo, porém não é produzido naturalmente, é necessário manter o seu nível normalizado, ingerindo frutas e legumes como laranja, limão, acerola, brócolis e espinafre.

Essa vitamina ajuda a melhorar a circulação sanguínea, a saúde dos ossos e fortalece a sistema imunológico, evitando gripes e resfriados. Além dos alimentos, você pode tomar suplementos orais com a dose diária recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A forma pura da vitamina C é o Ácido L-Ascórbico, tem uma estrutura molecular que oxida facilmente em contato com a água, luz e ar, perdendo suas propriedades. Por isso, foram criadas outras formas, como o Sodium Ascorbyl Phosphate, que tem alta estabilidade. 

Esta forma é utilizada no nosso Sérum Facial Rejuvenescedor e é combinada com a vitamina E, que tem efeito antirrugas e juntas estimulam a produção de colágeno.

Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto?

Quando nos referimos ao uso tópico da vitamina C, há uma lista extensa de benefícios que ela pode trazer para nossa pele.

1. Ação antioxidante

Possui alto poder contra os radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da pele. Perfeito para proteger a pele da exposição solar e da poluição, que podem trazer diversos efeitos negativos.

Vale lembrar que a capacidade de antioxidação natural da pele cai a partir dos 18 anos, com isso é importante inserir a vitamina C junto com protetor solar em sua rotina desde cedo, ela é capaz de neutralizar esses radicais livres na nossa pele.

2. Pele mais firme

O colágeno é uma proteína importante para a elasticidade da pele, porém a partir dos 25 anos a produção cai. A vitamina C ajuda na formação de novas fibras de colágeno e previne a degradação das que já existem, assim a pele fica mais firme, com menos linhas de expressão e menos formação de rugas.

3. Pele hidratada

Estudos comprovam que a vitamina C tem propriedades hidratantes, principalmente para peles secas. Ela consegue impedir a perda de água da barreira natural que da pele, ideal para manter a luminosidade e dar uma revitalizada quando a pele estiver cansada.

4. Ação clareadora

Ajuda a clarear manchinhas e consegue uniformizar o tom da pele, deixando-a mais radiante e iluminada. Funciona muito bem para o tratamento de melasmas, porque consegue inibir a produção de tirosinase, enzima que atua no processo da formação de melanina. Também é muito indicada para melhorar olheiras.

Tipos de pele e vitamina C

a vitamina c é indicada para todos os tipos de pele

A vitamina C é indicada para todos os tipos de pele, inclusive para peles oleosas. É muito indicada para quem tem acne e rosácea, já que ela tem propriedades anti-inflamatórias. Para peles negras, também podem utilizar tranquilamente e desfrutar das propriedades do ativo.

O que diferencia o produto é o tipo de vitamina C usada, veículo (creme, loção, sérum…) e outros ativos presentes na fórmula. É possível evitar problemas como acne na pele oleosa e ressecamento na pele seca, dependendo do produto. A dica que damos é apostar no Sérum, que além de ser leve, é indicado para todos os tipos de pele.

Como incluir a vitamina C na rotina?

É importante saber que nossa pele só consegue absorver a vitamina C em concentrações de até 20%. Além disso, a sua pele precisa de um tempo para se acostumar com o ingrediente, o segredo é começar com produtos que tenham concentrações mais baixas, entre 3% e 5%, e depois ir testando a tolerância da sua pele com concentrações mais elevadas.

Antes de aplicar produtos que contenham vitamina C, é necessário higienizar a pele. A aplicação de produtos sobre uma pele limpa e sem resíduos potencializa a ação dos ativos, assim conseguem agir mais profundamente. Conheça nosso Gel de Limpeza Facial Regenerador com carvão ativado.

Opte por produtos que combinam a vitamina C com outros ativos, assim ela tem suas ações potencializadas. Como exemplo, quando combinada com a vitamina E que também tem propriedades antioxidantes, combatem os radicais livres e promovem a renovação celular.

jangal cosmeticos naturais veganos organicos cruelty free-novo

Crie uma rotina de skincare mais saudável com nossos produtos naturais