Uma comunidade que promove a mudança sustentável

O que é a Ayurveda?

Sumário

ayuverda

Ayurveda em sânscrito significa Ciência da Vida, é uma ciência indiana milenar que considera a observação e o conhecimento do corpo (físico, mental, emocional e energético) e na interação dele com o meio, através dos 5 elementos básicos da natureza, conhecidos como Panchamahabhutas.

Panchamahabhutas significa, os Cinco Grandes Elementos, conhecidos dessa forma, pois estes elementos estão presentes em nós, no microcosmo, e no macrocosmo, que é todo o universo. 

Esses elementos são: o éter/espaço, o ar, o fogo, a água e a terra. Estes cinco elementos existem em nosso corpo, mente, emoções, na natureza, nos alimentos, nos horários do dia, nas estações do ano e nas fases da vida. E, de acordo com o momento e os eventos que acontecem em nossa vida, eles oscilam e variam.

Doshas: Biotipos da Ayurveda

Cada pessoa é um ser único, tem em sua estrutura pessoal uma quantidade desses 5 elementos, em proporções que variam de pessoa para pessoa e é isso que indica a constituição de cada uma. No Ayurveda temos 3 biotipos, conhecidos como doshas:

Vata, que tem como característica os elementos ar e o éter.

Pitta, que tem como característica os elementos água e fogo.

Kapha, que tem como característica os elementos a terra e a água.

Todos nós somos regidos por esses 3 doshas, já que todo mundo carrega os 5 elementos, porém, temos tendência a ter mais de um do que outro, tendo um ou dois deles como característica geral.

doshas 3 biotipos da ayurveda

Quando falamos dos doshas, então, estamos nos referindo a qualidade dos elementos que os formam.

Portanto, a melhor forma de descobrir qual é seu dosha é consultando um(a) profissional especializado(a) nessa medicina, que poderá fazer uma análise integral e completa da sua constituição.

Entenda seu corpo de acordo com as estações do ano

O verão é, na Ayurveda, considerado uma estação Pitta, pois é o período mais quente do ano, quando há aumento do fogo externo, como também, do nosso fogo interno; suamos com mais facilidade, a pele pode escamar e há maior probabilidade de problemas gastrointestinais.

O outono e o inverno, quando frio e seco, aumenta a qualidade de Vata, o ar fica mais seco e temos as temperaturas mais baixas do ano, isso influência no ar do nosso organismo, aumentando a secura e o frio interno. 

Já a primavera e o inverno, quando frio e úmido, aumentam a quantidade de umidade e terra, que é o Kapha, influenciando na produção de muco, sensação de peso e letargia.

Como podemos observar, os eventos externos influenciam na quantidade de elementos internos. Corporalmente, já temos essa inteligência, não é à toa que no verão não sentimos vontade de tomar sopa, pois, como há mais fogo externamente, nosso corpo tem a necessidade de resfriar, então as frutas, alimentos frescos e leves são mais atraentes. Já no inverno, a salada não é tão apetitosa quanto à um caldo quente, pois nessa estação, nosso corpo precisa de calor.

Assim, essas mudanças dialogam diretamente com o funcionamento do nosso organismo, nossa capacidade de digestão, absorção e excreção. É aqui que entra a Ayurveda, a partir da avaliação da qualidade e quantidade desses elementos em nós, que buscamos encontrar padrões de vida qualificado, no sentido de respeitarmos nossas necessidades e especificidades.

Ajude-nos a conscientizar outras pessoas, compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Tem alguma dúvida ou  contribuição sobre o conteúdo?

Fique a vontade para participar comentando abaixo!

One thought on “O que é a Ayurveda?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Views: 503