Uma comunidade que promove a mudança sustentável

Tipos de pele segundo a Ayurverda

Sumário

Cada pessoa tem uma certa quantidade de elementos, logo a tonicidade, cor, elasticidade, textura e brilho da pele vai ter uma característica específica conforme a estrutura corporal e o momento que está passando.

Considerando os biotipos ou Doshas, podemos dizer que pessoas com predominância Vata costumam ter a pele fina, seca, marcada por sulcos, áspera, flexível, com tendência a rugas prematuras. Sua pele tende a ser fria ao toque e muitas vezes este tipo de pele é mais propensa a experimentar secura excessiva, podendo apresentar fissuras ou úlceras, descamação e até mesmo eczema em períodos de stress.

Pessoas com predominância Pitta, tem a pele lustrosa, clara a avermelhada, oleosa, sensível e quente ao toque. Este tipo de pele é mais propenso a erupções cutâneas, dermatites, acnes e feridas quando está enfrentando um desequilíbrio.

E por último, pessoas com mais característica Kapha, tendem a uma pele mais espessa, firme, oleosa, normalmente macia e suave ao toque. É comum poros dilatados, cravos e retenção de água em momentos de desequilíbrio.

 

Qual é a função da pele?

Para além da aparência, a pele representa o funcionamento do nosso organismo, como também a relação do nosso corpo com o ambiente externo. Ela é quem demarca, fisicamente, o limite de nós, de nosso corpo, com o ambiente externo. Ela é o limite, a divisa, o acesso.

Além disso, é nosso maior órgão de proteção e recepção, ela representa 16% do nosso peso corporal e corresponde a área de, aproximadamente, 2m². Considerada um potente canal de recepção, absorção, síntese e excreção.

Entenda a composição da pele

A pele é composta por uma elaborada estrutura de 3 camadas:

Epiderme – camada superficial, onde se depositam as células mortas.

Derme – camada mediana, composta de terminações nervosas, fibras, glândulas sebáceas e sudorificas. Responsável por recepcionar e digerir o que entra em contato com a pele, como também a excreção de toxinas e regulação da temperatura interna.

Hipoderme  camada profunda, com células de defesa, adiposas e fibras. Responsável pelo deslizamento do pelo, pela retenção e proteção da estrutura acima e abaixo dela.

Estas três camadas formam o maior tecido do corpo, controlam as sensações, respondem rapidamente aos estímulos, são cobertas por pelos, que tem terminações neurossensoriais e trabalham diretamente com o sistema nervoso; absorvem, sintetizem e excretam. Estão diretamente relacionadas a imunidade; refletem ao funcionamento do organismo e qualidade da microbiota; regulam a temperatura; sintetizam a vitamina D, que minimiza o aparecimento de acnes, rugas, eczemas.

Por onde começar os cuidados com a pele

Por ser um significante canal de acesso para nosso organismo, para o Ayurveda só se passa na pele o que se pode colocar na boca como alimento, afinal, tudo que for passado, será absorvido e deverá ser metabolizado pelo nosso corpo para se transformar em nutriente. Caso não possa ser metabolizado, se transformará em biotoxina.

Com tantos aspectos importantes que a pele representa e cumpre no nosso organismo, por onde podemos começar o cuidado com ela? Aqui estão alguns hábitos e comportamentos da vida em que é crucial observar:

Hidratação – a ingestão de água, chás e sucos é imprescindível para um bom funcionamento do organismo e uma pele com vitalidade.

Alimentação – estar com um bom poder digestivo e fazer consumo de alimentos integrais – de íntegros – que não tenham passado por processamento. Legumes, grãos, cereais, castanhas, frutas, vetais e leguminosas.

Apanhar sol – a vitamina D é determinante para a síntese de hormônios e absorção de vitaminas importantes para nosso bem estar e saúde.

Se ela é o limite, o cuidado é de dentro para fora, mas também de fora para dentro.

Na próxima publicação vou contar para vocês alguns rituais ayurvédicos que trabalham para restaurar a beleza.

Ajude-nos a conscientizar outras pessoas, compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Tem alguma dúvida ou  contribuição sobre o conteúdo?

Fique a vontade para participar comentando abaixo!

One thought on “Tipos de pele segundo a Ayurverda”

  1. Maria disse:

    Gostei do artigo, acabei achando esse site por acaso… Muito
    Legal!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Views: 103